São pequenas peças em titânio que atuam como “raízes artificiais”, utilizadas para substituir os dentes ausentes ou perdidos com o objetivo de suportar uma coroa e/ou prótese.
Como se liga um implante ao osso?
Os implantes estabelecem, uma vez colocados em contacto com o osso, uma união biológica com o mesmo, perfeitamente saudável e estável.
São sempre a melhor solução quando falta um dente?
Os implantes devem ser entendidos como mais uma alternativa de tratamento para substituir dentes perdidos. Mas existem outras opções, tais como próteses removíveis ou fixas. Contudo, os implantes constituem geralmente a opção terapêutica que permite uma reabilitação oral que mais se aproxima com a dentição natural em termos fisiológicos e de conforto.
E quando faltam vários dentes ou mesmo todos?
Da mesma forma que quando falta um dente existem outras alternativas, os implantes, dependendo de cada caso, são sempre uma alternativa de tratamento mais confortável para o paciente.
Podem os implantes falhar?
Existem vários estudos a longo prazo que comprovam a eficácia do tratamento com implantes, na ordem dos 90% a 98%, em pacientes com boa saúde oral e sistémica. Naturalmente que tal como outros tratamentos médicos e médico-dentários dependem de vários fatores tais como as características anatómicas e fisiológicas dos pacientes, os seus hábitos de higiene oral, hábitos tabágicos, entre outros.
Que complicações podem acontecer durante o tratamento?
Durante o ato cirúrgico são pouco frequentes as complicações, e facilmente evitáveis quando se procede a um estudo completo do seu caso clínico mediante a utilização de meios auxiliares de diagnóstico como são as radiografias e a tomografia computarizada.
Quanto tempo duram os implantes? São para toda a vida?
Com os mais recentes avanços tecnológicos é de esperar que a durabilidade dos implantes seja superior a 15 anos, devendo sempre efetuar consultas de controlo de 6 em 6 meses para ser observado(a).
Mesmo tendo alguns problemas de saúde geral, posso colocar implantes?
Depende do seu problema, o tratamento com implantes pode ser realizado na maioria das pessoas, podendo no entanto, ser alvo de uma planificação específica. No caso de estar a tomar alguma medicação, deverá sempre informar a nossa equipa, a fim de saber se existe necessidade ou não de uma alteração à medicação antes da colocação dos implantes
Os implantes dentários não são mais do que raízes artificiais de dentes de forma a proporcionar uma base fixa sólida sobre a qual as coroas ou próteses serão fixadas.